terça-feira, 3 de dezembro de 2013

      Boa tarde.

      Estamos iniciando o mês de Dezembro!
      Espero que ele venha trazendo luz, paz, união e muita alegria...    
     A hidratação de nossa pele, como disse anteriormente, vem muito mais de dentro do organismo que de fora. Nossa pele precisa de ser hidratada todos os dias, através da água (e todos os líquidos) e alimentos que ingerimos. Alguns fatores podem influir na reserva desta água, tais como: medicação, algumas doenças, metabolismo, stress e outros.
      Quando nossa pele encontra-se muito opaca, sem brilho, ressecada e às vezes descamando, é sinal de que o organismo está indicando de que temos que nos alertar e tomar mais cuidado com nossa alimentação e ingesta de água, sono e até exposição ao sol.
     Um dos sinais em que mais devemos prestar atenção é no banho: se ao sairmos deste banho nossa pele começar a repuxar, com uma sensação até mesmo de coçar, pode ser um sinal que sua pele está desidratando. Cabe avaliar a mudança de nosso sabão ou da temperatura da água.
     Costumo dizer que o organismo fala e nós muitas vezes não o escutamos.
     Vejo muitas pessoas usando produtos de última geração, às vezes até com preços muito altos, e sem prestar muita atenção à alimentação, sol, modo de vida e tudo mais.
      A área da estética tem (graças à Deus) crescido muito nos últimos anos, nos levando a recuperar parte do estrago que fazemos durante nossa vida. Mas, ela não pode ainda fazer a sua parte... E isto é o mais importante.
      Em minha cabine sempre perguntava às minhas clientes: - Porque você trata sua pele? E caso a resposta fosse "não sei", eu praticamente informava sobre a aparência, saúde e fatores que devemos atentar em nossa vida. Se fosse "para ficar bonita(o)" era mais complicado, pois a estética nos faz ficar bem, com pele saudável e em paz conosco. A beleza é muito relativa, pois, se a pessoa mais bonita do mundo não for saudável e bem cuidada, a beleza dela vai ficar muito apagada, sem luz, e até mesmo sem realce.
     Então vamos recapitular: O primeiro fator de envelhecimento é Falta de hidratação .
     Gostaria de poder colocar isto como meta na vida das pessoas. A hidratação é muito importante e vital; o organismo pode ficar por alguns dias sem alimento, mas não pode ficar sem água!
     Se nós começamos a envelhecer assim que nascemos, veremos que temos tempo para nos cuidar, não é mesmo?
     Imagine que nosso organismo funciona como uma despensa; todo mês abastecemos nossas prateleiras e recolocamos tudo aquilo que gastamos nestes 30 dias. Mas se a usarmos e não repusermos, ficaremos em falta de alguns itens, não é mesmo?
      Agora imagine esta mesma despensa sendo abastecida por anos (0 a 30 anos em média) com toda vontade, e depois (31 a 50 anos) nos só conseguimos abastecê-la pela metade. Veremos que nosso estoque será um pouco menor que nos últimos tempos; e adiante (depois dos 50 anos) não mais conseguiremos repor todos os itens gastos.
     Não é assim totalmente com o organismo, mas muito parecido. Temos uma capacidade de manter nossa juventude por muito tempo, mas isto dependerá de nosso modo de vida, de como usamos nossa "despensa"... Nosso organismo não terá muito o que usar depois...
      É verdade que podemos repor nossa energia através de alimentação, água, tratamentos e outros, mas não será do modo como teríamos esta energia se tivéssemos mantido desde nossa juventude atitudes saudáveis.
      Então você pode se perguntar: - Não adianta agora (depois de 40 anos em diante) nos cuidarmos? Bem... Não é isto. Minha intenção é exatamente correr contra o tempo e ter uma vida saudável sempre...
     Cuide-se... Você será sempre o que vem de dentro de você!
Beijos.

Um comentário:

  1. Ah, que bom ouvir isso de novo! No verão, é muito mais fácil ficarmos atentas à ingesta de água, mas no inverno, ficam mais complicado. Aprendi com você, Hortência Lopes, a beber muito chá de hortelã no inverno, e acabei viciada, fazendo disso um hábito, mesmo no calor infernal de São João del-Rei, onde trabalho. Hoje mesmo, no Discovery Channel, os caçadores de mitos reabilitaram esse da necessidade de ingerirmos pelo menos (menos!) oito copos de água por dia. O que mais vier é lucro, porém a água continua soberana. Parece segredo de avó (a minha, por exemplo, tinha uma pele primorosa, e sempre bebeu muita água, muitas vezes para enganar a fome, mas os benefícios se refletiram na velhice), portanto, não vamos dispensá-lo. Inteligente é agregá-lo às boas coisas que Daniela guarda para nós na clínica. Saudade, mulher! Beijo, Cibele

    ResponderExcluir