quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

      Com o calor que anda fazendo nestes dias, nossa pele tem sofrido um pouco: sol, temperatura alta, falta de umidade (não estamos tendo as chuvas desta época), pele mais descoberta, além de outros fatores nos fazem ter uma pele mais seca do que o normal. 
      É bem normal que no inverno nossa pele fique mais seca, descamando; mas no verão?!
      Então, como já falamos de outra vez, temos que ter mais atenção em épocas de seca em pleno verão.
      Nossos pés e mãos estão muito secos, com pele mais espessa e as vezes trincando.
      No caso dos pés estamos todos os dias com sapato abertos e sandálias. Com isto nosso organismo faz uma descamação mais forte, para proteger nosso interior das bactérias que ficam em maior contato com nosso corpo com esta exposição diária.
     Para que isto melhore temos que tomar algumas medidas importantes.
     Em primeiro lugar devemos tomar mais água do que de costume, lavar os pés com água mais morna, usar hidratantes próprios para pés e mais vezes durante o dia, além de esfoliá-los no banho pelo menos uma vez por semana. À noite podemos usar um creme mais pesado, com mais óleos (umectando assim a pele) e ainda envolvê-lo com plástico filme e deixar por pelo menos uma hora. 
      Você pode agora perguntar: se eu preciso hidratar, como tenho que usar um emoliente? É simples. Nosso calcanhar tem um acúmulo de pele mesmo, é normal, como dissemos, para uma maior proteção; o hidratante tem uma camada grande de células a vencer, então temos que provocar uma maciez maior para que a penetração do hidratante se faça. O óleo tem boa compatibilidade, mas não muita penetração. E ao umectarmos a pele provocamos assim uma maciez maior e a penetração dos ativos é facilitada.
      Temos algumas maneiras de fazer um produto penetrar na pele, tais como massagens vigorosas, calor, corrente galvânica e farádica e passar cremes após o banho (a pele está adelgaçada, mole).
       E como queremos que a penetração vença uma camada mais grossa e ressecada podemos então usar de massagens e a seguir o calor (o plástico filme). As vezes o ressecamento é grande e nas primeiras aplicações não vemos um resultado, mas vale a pena prosseguir pois o efeito sempre vem.
       Com as mãos ainda temos o uso de detergentes e outras substancias abrasivas, então podemos usar da mesma técnica que usamos nos pés.
       Ainda nas mãos temos que ter um cuidado maior, já que nossas mãos falam muito de nós. O envelhecimento precoce desta região é muito comum, mais do que pensamos. Temos que saber aplicar ao nosso corpo aquilo que ele está pedindo.
       Toda vez que nossa pele estiver sem brilho, ressecada e repuxando, será necessária uma aplicação de produtos específicos e com intervalo menores.
       Devemos ter em mente que a especificidade de produtos se deve exatamente à sua aplicação. Nosso rosto tem produtos específicos porque temos um tipo de espessura nesta parte, o pescoço outra, o corpo também outra e assim por diante. Daí a necessidade de produtos totalmente específicos, para que sua penetração tenha a quantidade necessária de ativos na sua totalidade.
      Boa hidratação a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário